quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Acupuntura em alta.


Como diria meu avô: "É... essa é a vida".
O que não faz um pouco de visibilidade? surgiram casos de suposta magia negra agora por todo o Brasil. Uns com agulhas de mais, outros com agulha de menos, o fato é que a moda é ter agulhas.
Porca vontade de aparecer, a custa de uma coisa tão ridícula.


Meus amigos, e minhas amigas -como diria o nosso saudoso presidente- Feliz natal, e um ótimo ano novo.

domingo, 13 de setembro de 2009

Anos de técnica vocal...

Por Cecilia Bartoli, filha de italiano com alemã, ambos músicos, Cecilia canta como poucas.

Interpreta:Agiata da dui venti
Compositor:Vivaldi

Ouvindo sinfonia nº6 de beethoven "Opus 68" (Pastorale)

Eu estou agora fazendo o que mais gosto, estou ouvindo música e relembrando bons momentos, e resolvi fazer uma coisa simples e sincera, que alguns podem achar estranho, bem como meus gostos: Escrever um agradecimento como se fosse a ultima coisa que eu pudesse fazer em vida.
Gostaria de agradecer as coisas desagradáveis que já aconteceram, mas, que foram importantes e serviram de aprendizado, de praxe, mas principalmente àquelas pessoas que fazem de mim um homem realizado, e me fazem ter orgulho de ser quem sou.
Tudo começa em casa. Amo minha família, por confiar nas minhas intenções, meus planos e na minha gratidão, será sempre o melhor exemplo da minha vida.
Ao longo do tempo fiz bons amigos, através de música conheci pessoas fantásticas. Gostaria de citar nomes, mas como não poderia errar agora, prefiro não fazê-lo.
Caros colegas da faculdade, em pouco tempo aprendi muito, como acadêmico e como homem, “gente grande”.
Aos colegas do futebol, que sem dúvida é uma das minhas paixões!
Meus amigos, livros, “cd’s” e “dvd’s”... Muitas vez foram vocês que me alegraram, me ensinaram e me fortaleceram em espírito.
A seguir, assistam uma ária da ópera LA TRAVIATA que se chama “pagiri, o cara”, de Giuseppe Verdi. Solistas: Luciano Pavarotti, e Kallem speriam

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O problema é a falta de fiscalização



Uma frase que é proclamada por diversas bocas é “O que falta no Brasil é fiscalização”. Pois bem, por que fiscalização? Por que temos de ser fiscalizados? Por que temos que botar a culpa dos nosso erros, das nossas faltas, em outras pessoas? O que falta nesse caso é consciência, educação, o que mais?

Por que não fazer o certo quando não há alguém nos vigiando? Será isso mesmo necessário? Eu, diria que não, mas, Infelizmente nossa natureza é essa, e devemos admitir que precisamos ser vigiados, portanto, poderíamos também, fazer menos críticas aos outros, e mais autocríticas. Podendo assim, contribuir efetivamente.

Sejamos então, todos fiscais, mas, cada um da sua vida!
Gabriel P. Thiesen

domingo, 30 de agosto de 2009

Doeu na alma

Empréstimos bilionários, vendas de empresas estatais, mensalões , atos secretos no senado, o que pretendo aqui não é enumerar os escândalos ocorridos no nosso Brasil nas ultimas décadas, mas, buscar a essência, se é que você me entende... Onde foi parar a ordem e o progresso? – a ordem principalmente – Bem, é evidente que quem escreveu aquelas breves palavras na nossa bandeira deve estar se revirando debaixo da terra.

No vídeo a seguir você vai ver uma sátira do que eu estou falando: uma mulher que canta o hino brasileiro maravilhosamente embriagada... Parece que eu vi a bandeira do nosso Brasil se desmanchando e escorrendo como o suor na testa de quem trabalha!

Gabriel P. Thiesen

Obs.: É vergonhoso, mas proporciona ao telespectador boas gargalhadas, especialmente à partir dos dois minutos e vinte e cinco...

domingo, 23 de agosto de 2009

Forte é o Homem que chora



Até o momento em que tomamos conta do que representa o ato de chorar muita gente chorou e riu. Fomos educados em uma cultura machista, em que o homem forte não chora de dor, mas, principalmente o homem de verdade não chora de emoção.


Na grande maioria dos lares existe uma televisão ligada no momento das refeições, as pessoas assistem de tudo em sua “máquina predileta”, novelas, programas de fofoca, jornais sensacionalistas, uns melhores e outros piores, mas, em regra todos utilizam apelos fúteis para conseguir sua audiência. As novelas colocam senas de sexo, e há sempre um “mocinho e mocinha” mais um “vilão”, os programas de fofoca falam da vida de pessoas com alguma “importância” social, muitas vezes de fora do país, esse tipo de programa traz também mulheres seminuas dançando, geralmente, os jornais, por sua vez, mostram mortos e escândalos políticos.


A criança passa a maior parte de seu tempo em contato com a violência e com a crueldade, quando não é através da televisão ou do computador, é no vídeo game de luta ou nas “arminhas” comercializadas e de fácil acesso. O papai Noel e o coelhinho da páscoa não existem e nunca existiram para os meninos e meninas do século XXI, e o sexo qualquer menino de cinco anos sabe como se faz.


As músicas que tocam nas rádios são em sua maioria “Rap’s” e “Funck’s” de outros idiomas, para um povo que não conhece nem sua própria língua, e pelo visto não sabe também o que é música quando assim chamam ambos os ritmos. Aquilo que passa no cinema, geralmente dublado, ou toca na rádio passa a ser moda.


A leitura se tornou obsoleta, e a música clássica também. É um “mico” dar um beijo no pai e na mãe, o mesmo acontece com a religião, as pessoas querem a ciência que elas mesmas não entendem, não se conformam que há perguntas que “foram feitas” sem resposta. Enfim, tudo de ruim lhes foi apresentado, tudo de bom lhes foi tirado, e o que me deixa triste é que foi por vontade própria essa mudança. Foram treinados para não chorar estes meninos e meninas, e não choram.


Forte é o Homem que chora! Aquele que não só vê, mas, sente o mundo. Forte é aquele que se emociona por VIVER em um lugar tão perfeito e belo, forte é aquele que chora de tristeza pelos que não VIVEM, mas, sobrevivem nesse mesmo lugar.



Gabriel P. Thiesen

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

"Mas é quando se faz falta que mais perto a gente está"


Algumas pessoas são inesquecíveis...

Asa é pra voar e não se prende!
Sonho é pra sonhar e não se aprende!
Beijo é pra se dar e não se vende!
E o coração é feito para amar!

Por isso agora vou falar ao coração.
Mas a forma que encontrei foi a canção.
E vou tentar no jeito de compor, sonorizar o amor:

NÓS SOMOS PARTE DE UM GRANDE AMOR!
NÓS SOMOS DEUSES DE UM DEUS MAIOR!
SE A VIDA FALA QUE A GENTE ESCUTE,
E SEMPRE LUTE PRA SER MELHOR...
AS NOSSAS VIDAS, CANÇÕES DE AMOR,
NÃO FORAM FEITAS EM TOM MENOR,
POIS ELAS FALAM, E MUITAS VEZES,
QUE SOMOS DEUSES DE UM DEUS MAIOR.

Vida é pra viver e não se prende!
Dom é pra se ter e não se aprende!
Paz é pra se dar e não se vende!
E O CORAÇÃO É FEITO PARA AMAR!
(José Acácio Santana)





UM BEIJO NO SEU CORAÇÃO, MEU GRANDE AMIGO! Obrigado pelo exemplo de vida, bondade e luta.

Gabriel P. Thiesen




terça-feira, 18 de agosto de 2009

O mundo é feito de gente, a primeira atitude deve ser nossa!


Respire, tire os olhos do computador e olhe tudo aquilo que te rodeia. Talvez agora seja noite, manhã ou que sabe à tarde, o fato é que tu deves parar, e respirar, a vida está aí passando, aproveite da melhor forma possível, escute a canção que eu propus nesse vídeo... Agora feche os olhos e agradeça o dia que tu tiveste, e procure fazer do amanhã algo ainda mais prazeroso!

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Essa luta também é sua

Muito bem... Quando agente pensa que já foi testemunha da maior das atrocidades, surge sempre uma nova, mais perversa e desumana. Esse vídeo que segue abaixo é o mais chocante que lembro de ter visto enquanto vivo!Ótimo, enquanto o trafico de drogas não matar o seu filho, ou o seu irmão, você vai continuar fazendo apologia... Ou você senhor policial, vai continuar fazendo sua vista grossa não é mesmo?

Simplesmente o que vocês verão agora é o corpo de um bebê, que fora roubado de seus pais, e usado para transportar drogas... Você quer saber como? Abriram-lhe a barriga, e retiraram seu órgãos para em seu lugar implantar papelotes contendo cocaína.

O que falta para as pessoas que consomem drogas é a consciência de que elas são responsáveis por isso também, bem como uma minoria que suja o nome da polícia ao fazer vista grossa, ou até comandar a venda. Quem financia o trafico, financia a violência!

Gabriel P. Thiesen

VÍDEO FORTE-se você é muito emotivo não recomendo que veja-.


terça-feira, 28 de julho de 2009

Não fique calado você também.


É isso que fizeram com nossos pais, e parece que estão fazendo com mais uma geração, VAMOS ACORDAR!!!!

Comentário sobre o filme/documentario "quanto vale o é por quilo?"



Após pensar muito sobre o filme “Quanto vale ou é por quilo?” tive a impressão de que definitivamente alguém fizera algo de útil, como o próprio diretor Sérgio Bianchi disse “é um filme para quem tem fome, um filme para quem tem fome de verdade”, e em outro comentário pontual usou a seguinte frase “a bondade é o melhor status que o ser humano pode comprar”, sim, comprar, é disso que trata esse filme que faz de maneira brilhante ficar aparente as semelhanças do século dezoito, com a escravidão e comércio dos escravos, tidos como coisas, com os tempos atuais, em que mudam logicamente as circunstâncias, mas continuam de certa forma na condição de coisas, produtos de um novo e rentável comércio.

Assistencialismo barato, e muita corrupção por traz disso. Diante de uma pobreza que parece nunca chegar ao fim, e que com passar do tempo se torna mais acentuada, o que vemos surgir não é uma solução, mas um “terceiro setor”, que tem como principal produto a miséria da massa. Na grande maioria das vezes o governo não cumpre seu papel, costumamos chamar isso de corrupção e para que o país não entre em total desgraça, surgem “ONG’s” e suas ações sociais.

O grande slogan é o trabalho voluntário e a doação, ou preencha a cota para negros na sua empresa... Acontece que como sempre por traz de boas intenções surgem sempre más intenções, em relação a isso o filme traz um dado importante, no qual cada criança de rua receberia 10 mil dólares por ano se a verba fosse devidamente aplicada. Mas, algumas empresas utilizam a filantropia para lavagem de dinheiro, projetos recebem superfaturamento, enfim tudo continua como está.

Repito, tudo continua como está! Ou seja, o crime continua crescendo; as drogas continuam se espalhando, e se espalhando também vão a fome, a sede, o analfabetismo, o desrespeito, a falta de estrutura familiar, o número de sem terras e tudo que de ruim acontece nesse país.

A senzala e a casa grande... A favela/presídio e o terceiro setor... É uma piada de mau gosto, que é contada faz muito tempo, mas como o que se busca hoje parece ser a manutenção desse regime para que se lucre com a miséria, é essa piada que vamos ouvir durante muito tempo.



Gabriel P. Thiesen

sexta-feira, 24 de julho de 2009

A comédia humana, Pg 177 e 178



Retirado do livro “A comédia humana”


William Saroyan.



Mrs. Macauley começou a falar mas não se voltou pára o menino.


-Você saberá por quê -disse ela.- Ninguém pode dizer-lhe. Cada homem o descobre à sua maneira. Se é triste, nobre ou tolamente, é por que o homem o fez assim. Se é ricamente triste e cheio de beleza, é que o próprio homem assim é, e não as coisas em redor dele. E é sempre assim, se é mau, ou feio, ou patético... é sempre o próprio homem, cada homem é o mundo. Cada homem é o mundo todo, que é o que ele deseja e que pode encher duma raça humana que ele pode amar, se amor ele tem, ou duma raça que pode odiar, se ódio ele tem. O mundo espera para ser feito por todo homem que o habita, e é arrumado cada manhã como uma cama ou uma casa onde as pessoas vivem... Sempre o mesmo, mas sempre diferente também


Por que chorei ontem quando vinha para casa?- Disse ele- Nunca me senti como me senti então. Não compreendo, E, depois que parei de chorar, por que não podia falar? Por que não havia nada que pudesse dizer... A você ou a mim mesmo?


Da varando Mrs. Macauley falou tão claramente, que da mesa o menino conseguia ouvir cada palavra com perfeição.


-Foi a piedade que o fez chorar- Disse ela- Piedade- Não por esta ou aquela pessoa que esta sofrendo, mas por todas as coisas... Pela própria natureza das coisas. A menos que um homem tenha piedade, ele é inumano e ainda não conseguiu ser verdadeiramente um homem, pois da piedade vem o bálsamo que cura. Só os homens bons choram. Se um homem não chorou diante da dor do mundo, ele é menos que o pó por onde anda, pois o pó nutre a semente, a raiz, o caule a folha e a flor, mas o espírito do homem sem piedade é estéril e nada pode produzir... Ou só produz orgulho que mais cedo ou mais tarde levará ao assassínio de uma ou de outra forma... O assassínio das coisas boas ou mesmo o assassínio de vidas humanas.


Mrs. Macauley voltou para perto de Homero.


Sempre haverá dor nas coisas- Disse Mrs. Macauley.- Mas não é por saber disso que um homem deve se desesperar. O homem bom procurará tirar a dor das coisas. O homem tolo nem mesmo a notará, a não ser em si próprio. E o homem mau aumentará a dor nas coisas e a espalhará por onde vá. Mas cada homem não tem culpa, pois o homem mau, não menos que o homem tolo e o homem bom, não pediu para vir aqui e não veio sozinho, do nada, e sim muitos mundos e muitas multidões. Os maus não sabem que são maus, e são portanto, inocentes. O homem mau deve ser perdoado todos os dias. Deve ser amado porque alguma coisa de nós está no pior homem do mundo e alguma coisa do pior homem do mundo está em nós. Ele é nosso e nós somos dele. Nenhum de nós é separado qualquer outro. A prece do camponês é minha prece, o crime do assassino é meu crime. Ontem a noite, você chorou porque começou a descobrir estas coisas.


Homero Macauley derramou o leite sobre a aveia da tigela e começou a tomar o seu café. Subitamente, sentiu que não havia mal em comer.



“A comédia humana é de 1942, em plena segunda guerra mundial. Se passa em Ítaca, cidade pacata da Califórnia. Uma sequência de quadros simples, ilustram a trajetória de Homero Macauley, estafeta (como o autor) da agencia telegráfica local. Perdera o pai, o irmão fora para a guerra e ele teve de procurar um emprego para ajudar a família. Srayan leva o leitor a se identificar com o drama de um jovem que de improviso de se tornara chefe de uma família dizimada pela guerra.”

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Brincar com os amigos, no sítio não tem preço.

Posso não ser um craque de futebol, talvez eu não seja um gato, um galã desses do cinema... Mas eu tenho aquilo que muitas dessas celebridades, Amigos, e um lugar onde eu me sinto bem de VERDADE...






Brincar de futebol com os amigos, no sítio... não tem preço.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

O Homem segundo Hobbes

Um grande amigo meu chamado Thomas Hobbes disse que o ser humano era perverso, vil, me disse que o Homem era mau, que o Homem era o lobo do Homem. Eu como brasileiro que sou, não aceitei isso...
Passei algum tempo pensando a respeito do que meu amigo Hobbes dissera, pensei em assassinos cruéis, ladrões, bandidos de toda espécie.
então busquei bons exemplos para equilibrar a balança e acabar de uma vez por todas com a teoria do meu amigo, os nomes não vinham, eu buscava de toda forma lembrar de pessoas boas, e não as aparentemente boas! Tudo bem- pensei eu- devo concordar com meu amigo.
O capitalismo é o modelo ideal para os Homens de Hobbes, seguindo a teoria: "sobreviva tentando ser melhor do que os outros, passando por cima dos outros... tentando exercer poder sobre os outros" aos ricos resta enriquecer, e aos pobres, empobrecer.
Agora... Assistam o vídeo que vem a seguir e tirem suas próprias conclusões.


Pelo menos ainda acontecem milagres.
Pelo menos temos criatividade.
Pelo menos ainda conseguimos rir de palhaçadas como essa.

Gabriel P. Thiesen

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Muitas dúvidas e poucas certezas.

Muitos de nos passamos a vida toda procurando achar a origem da vida, descobrir de onde viemos, descobrir para onde vamos, do que somos feitos, e esquecemos de pensar em quem somos nós. Particularmente eu posso dizer isso por que me aproximo de uma data muito importante da minha vida –meus dezoito anos- eu tendo a consciência das responsabilidades, parece que o mundo simplesmente caiu sobre mim, tudo se embaralhou, todos os pensamentos, tudo aquilo que eu acreditava se embaralhou.

Em meio a mil doutrinas que todos fazem questão de ensinar, ficou um pouco difícil formular a minha em meio a tantas contradições. “Guerra Santa” alguém me explica isso, por favor. Processo evolutivo, mas os caracteres adquiridos são ou não transmitidos? Arma serve para se defender? Deus criou o Homem do barro e a Mulher da costela do homem... capitalismo, socialismo, partidos de direita e esquerda, direita liberal, esquerda liberal, que coisa é essa? Bob Marley disse “A vida é uma alucinante aventura da qual jamais sairemos vivos” provavelmente estava sob efeito da maconha, mas disse uma grande verdade, para ilustrar isso lembremos do enigma da esfinge “O que é que anda com quatro patas depois com duas e depois com três?” somos nós pobres seres humanos mortais.

Batendo de novo na mesma “tecla” aqui estou eu, façamos da vida uma experiência agradável...

Gabriel P. Thiesen


quinta-feira, 25 de junho de 2009

Para aqueles que gostam de política.

Essa reporter brasileira apos ter aberto a boca para falar verdades em rede nacional, foi demitida da TV cultura.Não é só no Brasil que o descaso acontece... Na Venezuela essa situação dura mais de dez anos. Olhar para isso me enjoa... Durante dez anos um criminoso comandar um país, ao menos temos exemplos como esse que nos servem de consolo.

Para alguém que parece ter acordado



Estou pensando no que produzir agora, depois de tanta leitura restam algumas duvidas; será que eu sei mais do que eu sabia? Embaralhei tudo que sabia e não sei mais nada? Ou agora sei que nada sabia? Imagino as buscas que fazemos na vida, tudo aquilo que um dia almejamos talvez nunca se concretize... Não conhecemos a nos mesmos e não temos tempo pra tentar conhecer, por isso existe na maioria das vezes essa frustração. Existe uma frase citada por Joseph Campbell em seu livro O poder do mito “quando era criança falava como criança, compreendia como criança, pensava como criança então simplesmente me tornei um homem e pus de lado toda criancice”, de uma hora para outra, os pais dizem “vai filho, é a sua vez”


Somos velhos muito cedo, mas, nos tornamos sábios muito tarde...Precisamos resgatar rituais importantes do passado, e principalmente aprender com eles, muitas passaram por aqui antes de nos, todas experiências de vida não foram à toa e simplesmente o que foi feito? Jogaram fora, e continuam jogando sabedoria fora, no esquecimento e isso é o pior.


“O pior cego é o que não quer ver, o maior dos ignorantes é o que não quer entender”


Dizem que é errado dar conselhos sem que os mesmos sejam pedidos, mas eu gosto de quebrar as formalidades, e aqui vai um dos bons: reserve uma hora do seu dia, e fique sozinho, leia o que você gosta de ler, escute o que você gosta de escutar, pense em você!!! A vida não é fácil portanto vale a pena tentar fazer dela o melhor possível, e só se consegue isso comreendendo seu sentido.



Gabriel P Thiesen

terça-feira, 23 de junho de 2009

Precisamos de mais "seattle's"

Assista o vídeo a seguir, e faça como eu, pergunte a você mesmo o porquê de não preservar. Reflita sobre as suas atitudes e a contribuição que você dá para que o nosso planeta seja degradado dia após dia. Os pequenos gestos, as pequenas mudanças alcançam um resultado surpreendente quando um grande numero de pessoas tem o mesmo ideal. Como nós mesmos gostamos de dizer "A união faz a força". Ajude nessa corrente, se tanta gente se preocupa com o meio ambiente... Com certeza não é atoa.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Divirtam-se


Quero mostrar um vídeo para vocês, de um ícone do cinema mundial. Provando que não são necessários milhões de dolares para um bom filme, mas sim, talento!


Vai aí uma das brilhantes frases de chaplin: “Estou sempre alegre e essa é a melhor maneira de resolver os problemas da vida.”



Boa semana para todos!


Gabriel Paulo Thiesen

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Feliz aniversário Séfora.


Quero nesse dia de hoje, em que minha amicíssima Séfora completa seus dezoito anos, prestar-lhe uma breve homenagem. Quero começar dizendo o quanto me sinto honrado por poder falar sobre ela com propriedade.
Conheço você relativamente a pouco tempo, posso dizer quatro ou cinco anos, quando nos conhecemos. Fazíamos brincadeiras, chamávamos de primo um ao outro, e na verdade sem querer a nossa proximidade me tornou, não mais um primo, mas, quase um irmão.
Graças ao nosso convívio nas atividades do coral, passamos momentos felizes como continuamos a fazer hoje, muitas gargalhadas você me proporcionou com o seu bom humor de SEMPRE. Muitos conselhos você já deu, muitos tapas também...
Não convém aqui agora enumerar todas as qualidades que você tem, mas algumas eu me vejo na obrigação de listar; um coração enorme, bom humor, inteligente, amiga, sincera, generosa, atenciosa, linda, cheirosa, simpaticíssima...
Mas o que eu quero mesmo aqui é fazer você lembrar o quanto é amada, não só por mim, mas todos aqueles que se apaixonam pelo seu jeito, e dizer que você é uma das pessoas com o qual eu não pretendo e não quero perder o contato jamais, portanto, sempre vai ter um primo chato para te ajudar em tudo aquilo puder. Dar o conselho que você pedir, e o abraço do tamanho que você precisar.
Um grande beijo, com carinho.


Gabriel Paulo Thiesen

sábado, 6 de junho de 2009


Eu fico muito feliz por ter a oportunidade de mostrar nessa página o meu ponto de vista, hoje vou publicar um vídeo de curta duração, mas que diz muita coisa, e por isso dispensa comentários, porém eu sugiro que você faça uma boa reflexão depois de assistir.

Gabriel Paulo Thiesen

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Vamos acordar


Antes de tudo gostaria apenas de comentar sobre uma frase que me chamou muito a atenção, "Esta na hora de deixar de pensar tanto em um mundo melhor para nossos filhos, e se preocupar em deixar filhos melhores para o nosso mundo". A mente brilhante que pensou isso antes de muita gente, talvez, assim como eu já tenha acordado para a realidade e tenha olhado tudo ao seu redor.
Se você ainda não fez isso, pergunte para qualquer professor o quanto é difícil dar uma aula, pergunte para alguém com idade avançada se os jovens lhe respeitam, veja aquilo que a “garotada” de hoje fazem ao entrar em uma "lan house", sua imensa maioria vai para brincar de matar.
Poucos dias atrás eu e alguns amigos conversávamos sobre isso, chegamos a uma conclusão no mínimo razoável: Cada sermão que levavam dos pais, as crianças pensavam “quando eu tiver meu filho, serei um pai melhor”, mas não percebiam que para que fossem pais melhores não poderiam simplesmente fazer todas as vontades de seus filhos, e muitos se esqueceram de prover-los do mais importante que é a educação.
O capitalismo trouxe duas coisas que estragaram de vez todo esse processo; o primeiro deles é o mais pejorativo, no sentido de que milhares de famílias se acabaram por conta da pobreza, muitas famílias também se formaram pela pobreza e falta de informação, pessoas infelizes que encontraram alento na bebida, muitas delas nas drogas etc. Existe também um outro lado péssimo para a união das famílias, seria esse o caso dos mais abastados que acharam mesmo que com seu dinheiro comprariam tudo... Pensaram que o dinheiro traria toda a felicidade de que seus filhos necessitavam, Muitos cresceram com uma visão distante da realidade graças a isso.
Esse assunto é tão polêmico quanto abrangente, e será tema central de muitas publicações nesse blog

Gabriel Paulo Thiesen

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Estar é sentir




Aquele parecia mais um dia comum, mas ao caminhar pelo centro da cidade tive uma boa surpresa, ouvi uma música boa, que vinha de longe... Movido pela curiosidade, me desloquei até lá, onde vi um grupo de pessoas simpáticas a fazer aquilo que amavam, tocar sua MPB. Acima de tudo se divertiam, e encantavam a platéia que aos poucos chegava e se sentia em casa.
Ali mesmo busquei um lugar para sentar e desfrutar daquele momento de descanso pleno e posso também dizer, majestoso. Procurei me utilizar de todos os sentidos, o ouvido passou a captar, não só a musica, mas, as conversas, comentários, buzinas e motores. Cada um, que naquele momento, parava, ou continuava a andar. A orquestra da vida contava com cada um deles para produzir aquilo que eu ouvia naquele momento.
O olhar procurava alguma coisa que chamasse atenção, ao redor pude perceber em proporções diferentes, um grande formigueiro, bem mais agitado do que o das próprias formigas, expressões de aflição à alegria, alem de uma cidade com marcas do vandalismo por todo canto, mas o céu contribuiu,deixando seu azul tomar conta, e não mais olhei para os defeitos que às vezes vida pode fazer parecer existir.
A temperatura que marcava no termômetro parecia não ter sentido, visto o calor humano que daquele ambiente se apossava, o tato daqueles músicos foi algo que me chamou atenção, o jeito com que cada um manuseava suas cordas, pistos, baquetas, pedais, e faziam do sopro ou da batida notas harmoniosas.
O cheiro era simplesmente, como sempre... Percebi então que não sentimos cheiro de cidade, mas, o do campo. O cheiro da cidade, se é que ele existe, deve ser o cinza, da fumaça dos carros, cigarros e fabricas, com o preto dos pneus e do asfalto.
E o gosto que ficou? Foi um gosto de quero mais!
Gabriel P. Thiesen

Gastar neurônios pensando, ou tempo malhando


Estive pensando sobre o que escrever, e vou falar sobre aquilo que se cultua hoje, utilizando apenas um exemplo decidi fazer uma analogia entre escrever e praticar o fisiculturismo. Ambos começam a sua busca pela perfeição, ainda fracos, magrinhos, e ao praticarem suas respectivas atividades fortalecem os músculos, ou o cérebro.
Essa comparação a principio parece esdrúxula, mas ao aprofundarmos nosso raciocínio vamos perceber que até para conquistar uma garota existe essa dualidade, algumas preferem os mais fortes, enquanto outras escolheriam aquele que fosse mais inteligente. Hoje não nos enganemos, a preferência da maioria delas aponta para o “musculoso”... Analfabetos funcionais como a esmagadora maioria da população brasileira, criticam como ninguém, mas não se mexem para mudar nada!
Se hoje eu pergunto a cem meninos de dez anos cada, qual seu sonho, pelo menos 45 me responderiam: ser rico, aprox. 40 iriam querer aquela roupa da boutique, enquanto outros dez diriam: eu quero o novo “PS3”, jogo de ultima geração. Talvez, cinco garotos me responderiam: eu quero ser muito inteligente! . E na verdade com o passar do tempo, levando em consideração as modificações que o meio provoca nas pessoas, ao continuar convivendo com esse mundo cheio de futilidades, quem sabe um deles continuaria convicto daquilo que disse.
Muito se fala em assistencialismo barato, programas sociais voluntários, e outros projetos que continuam cumprindo um papel importante, que é dever do governo. Se a mudança não começar agora, Continuarão pintando escolas meses antes das eleições, e deixando o que de mais importante existe, apodrecendo, que é a qualidade do ensino.
Se o ensino na escola é falho a décadas, presenciamos hoje a falta de educação também dentro das casas desses “infelizes” de anos atrás. A falta de estrutura familiar é um grande problema, basta imaginarmos um prédio com base fraca, cada andar (nova geração) que vai sendo construído em cima, enfraquece ainda mais esse prédio, até o momento em que tudo desmoronar, é isso que estamos vendo agora, toda uma sociedade prestes a vir ao chão, atingindo toda a vizinhança. Triste verdade.
Gabriel P. Thiesen