quinta-feira, 25 de junho de 2009

Para aqueles que gostam de política.

Essa reporter brasileira apos ter aberto a boca para falar verdades em rede nacional, foi demitida da TV cultura.Não é só no Brasil que o descaso acontece... Na Venezuela essa situação dura mais de dez anos. Olhar para isso me enjoa... Durante dez anos um criminoso comandar um país, ao menos temos exemplos como esse que nos servem de consolo.

Para alguém que parece ter acordado



Estou pensando no que produzir agora, depois de tanta leitura restam algumas duvidas; será que eu sei mais do que eu sabia? Embaralhei tudo que sabia e não sei mais nada? Ou agora sei que nada sabia? Imagino as buscas que fazemos na vida, tudo aquilo que um dia almejamos talvez nunca se concretize... Não conhecemos a nos mesmos e não temos tempo pra tentar conhecer, por isso existe na maioria das vezes essa frustração. Existe uma frase citada por Joseph Campbell em seu livro O poder do mito “quando era criança falava como criança, compreendia como criança, pensava como criança então simplesmente me tornei um homem e pus de lado toda criancice”, de uma hora para outra, os pais dizem “vai filho, é a sua vez”


Somos velhos muito cedo, mas, nos tornamos sábios muito tarde...Precisamos resgatar rituais importantes do passado, e principalmente aprender com eles, muitas passaram por aqui antes de nos, todas experiências de vida não foram à toa e simplesmente o que foi feito? Jogaram fora, e continuam jogando sabedoria fora, no esquecimento e isso é o pior.


“O pior cego é o que não quer ver, o maior dos ignorantes é o que não quer entender”


Dizem que é errado dar conselhos sem que os mesmos sejam pedidos, mas eu gosto de quebrar as formalidades, e aqui vai um dos bons: reserve uma hora do seu dia, e fique sozinho, leia o que você gosta de ler, escute o que você gosta de escutar, pense em você!!! A vida não é fácil portanto vale a pena tentar fazer dela o melhor possível, e só se consegue isso comreendendo seu sentido.



Gabriel P Thiesen

terça-feira, 23 de junho de 2009

Precisamos de mais "seattle's"

Assista o vídeo a seguir, e faça como eu, pergunte a você mesmo o porquê de não preservar. Reflita sobre as suas atitudes e a contribuição que você dá para que o nosso planeta seja degradado dia após dia. Os pequenos gestos, as pequenas mudanças alcançam um resultado surpreendente quando um grande numero de pessoas tem o mesmo ideal. Como nós mesmos gostamos de dizer "A união faz a força". Ajude nessa corrente, se tanta gente se preocupa com o meio ambiente... Com certeza não é atoa.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Divirtam-se


Quero mostrar um vídeo para vocês, de um ícone do cinema mundial. Provando que não são necessários milhões de dolares para um bom filme, mas sim, talento!


Vai aí uma das brilhantes frases de chaplin: “Estou sempre alegre e essa é a melhor maneira de resolver os problemas da vida.”



Boa semana para todos!


Gabriel Paulo Thiesen

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Feliz aniversário Séfora.


Quero nesse dia de hoje, em que minha amicíssima Séfora completa seus dezoito anos, prestar-lhe uma breve homenagem. Quero começar dizendo o quanto me sinto honrado por poder falar sobre ela com propriedade.
Conheço você relativamente a pouco tempo, posso dizer quatro ou cinco anos, quando nos conhecemos. Fazíamos brincadeiras, chamávamos de primo um ao outro, e na verdade sem querer a nossa proximidade me tornou, não mais um primo, mas, quase um irmão.
Graças ao nosso convívio nas atividades do coral, passamos momentos felizes como continuamos a fazer hoje, muitas gargalhadas você me proporcionou com o seu bom humor de SEMPRE. Muitos conselhos você já deu, muitos tapas também...
Não convém aqui agora enumerar todas as qualidades que você tem, mas algumas eu me vejo na obrigação de listar; um coração enorme, bom humor, inteligente, amiga, sincera, generosa, atenciosa, linda, cheirosa, simpaticíssima...
Mas o que eu quero mesmo aqui é fazer você lembrar o quanto é amada, não só por mim, mas todos aqueles que se apaixonam pelo seu jeito, e dizer que você é uma das pessoas com o qual eu não pretendo e não quero perder o contato jamais, portanto, sempre vai ter um primo chato para te ajudar em tudo aquilo puder. Dar o conselho que você pedir, e o abraço do tamanho que você precisar.
Um grande beijo, com carinho.


Gabriel Paulo Thiesen

sábado, 6 de junho de 2009


Eu fico muito feliz por ter a oportunidade de mostrar nessa página o meu ponto de vista, hoje vou publicar um vídeo de curta duração, mas que diz muita coisa, e por isso dispensa comentários, porém eu sugiro que você faça uma boa reflexão depois de assistir.

Gabriel Paulo Thiesen

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Vamos acordar


Antes de tudo gostaria apenas de comentar sobre uma frase que me chamou muito a atenção, "Esta na hora de deixar de pensar tanto em um mundo melhor para nossos filhos, e se preocupar em deixar filhos melhores para o nosso mundo". A mente brilhante que pensou isso antes de muita gente, talvez, assim como eu já tenha acordado para a realidade e tenha olhado tudo ao seu redor.
Se você ainda não fez isso, pergunte para qualquer professor o quanto é difícil dar uma aula, pergunte para alguém com idade avançada se os jovens lhe respeitam, veja aquilo que a “garotada” de hoje fazem ao entrar em uma "lan house", sua imensa maioria vai para brincar de matar.
Poucos dias atrás eu e alguns amigos conversávamos sobre isso, chegamos a uma conclusão no mínimo razoável: Cada sermão que levavam dos pais, as crianças pensavam “quando eu tiver meu filho, serei um pai melhor”, mas não percebiam que para que fossem pais melhores não poderiam simplesmente fazer todas as vontades de seus filhos, e muitos se esqueceram de prover-los do mais importante que é a educação.
O capitalismo trouxe duas coisas que estragaram de vez todo esse processo; o primeiro deles é o mais pejorativo, no sentido de que milhares de famílias se acabaram por conta da pobreza, muitas famílias também se formaram pela pobreza e falta de informação, pessoas infelizes que encontraram alento na bebida, muitas delas nas drogas etc. Existe também um outro lado péssimo para a união das famílias, seria esse o caso dos mais abastados que acharam mesmo que com seu dinheiro comprariam tudo... Pensaram que o dinheiro traria toda a felicidade de que seus filhos necessitavam, Muitos cresceram com uma visão distante da realidade graças a isso.
Esse assunto é tão polêmico quanto abrangente, e será tema central de muitas publicações nesse blog

Gabriel Paulo Thiesen

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Estar é sentir




Aquele parecia mais um dia comum, mas ao caminhar pelo centro da cidade tive uma boa surpresa, ouvi uma música boa, que vinha de longe... Movido pela curiosidade, me desloquei até lá, onde vi um grupo de pessoas simpáticas a fazer aquilo que amavam, tocar sua MPB. Acima de tudo se divertiam, e encantavam a platéia que aos poucos chegava e se sentia em casa.
Ali mesmo busquei um lugar para sentar e desfrutar daquele momento de descanso pleno e posso também dizer, majestoso. Procurei me utilizar de todos os sentidos, o ouvido passou a captar, não só a musica, mas, as conversas, comentários, buzinas e motores. Cada um, que naquele momento, parava, ou continuava a andar. A orquestra da vida contava com cada um deles para produzir aquilo que eu ouvia naquele momento.
O olhar procurava alguma coisa que chamasse atenção, ao redor pude perceber em proporções diferentes, um grande formigueiro, bem mais agitado do que o das próprias formigas, expressões de aflição à alegria, alem de uma cidade com marcas do vandalismo por todo canto, mas o céu contribuiu,deixando seu azul tomar conta, e não mais olhei para os defeitos que às vezes vida pode fazer parecer existir.
A temperatura que marcava no termômetro parecia não ter sentido, visto o calor humano que daquele ambiente se apossava, o tato daqueles músicos foi algo que me chamou atenção, o jeito com que cada um manuseava suas cordas, pistos, baquetas, pedais, e faziam do sopro ou da batida notas harmoniosas.
O cheiro era simplesmente, como sempre... Percebi então que não sentimos cheiro de cidade, mas, o do campo. O cheiro da cidade, se é que ele existe, deve ser o cinza, da fumaça dos carros, cigarros e fabricas, com o preto dos pneus e do asfalto.
E o gosto que ficou? Foi um gosto de quero mais!
Gabriel P. Thiesen

Gastar neurônios pensando, ou tempo malhando


Estive pensando sobre o que escrever, e vou falar sobre aquilo que se cultua hoje, utilizando apenas um exemplo decidi fazer uma analogia entre escrever e praticar o fisiculturismo. Ambos começam a sua busca pela perfeição, ainda fracos, magrinhos, e ao praticarem suas respectivas atividades fortalecem os músculos, ou o cérebro.
Essa comparação a principio parece esdrúxula, mas ao aprofundarmos nosso raciocínio vamos perceber que até para conquistar uma garota existe essa dualidade, algumas preferem os mais fortes, enquanto outras escolheriam aquele que fosse mais inteligente. Hoje não nos enganemos, a preferência da maioria delas aponta para o “musculoso”... Analfabetos funcionais como a esmagadora maioria da população brasileira, criticam como ninguém, mas não se mexem para mudar nada!
Se hoje eu pergunto a cem meninos de dez anos cada, qual seu sonho, pelo menos 45 me responderiam: ser rico, aprox. 40 iriam querer aquela roupa da boutique, enquanto outros dez diriam: eu quero o novo “PS3”, jogo de ultima geração. Talvez, cinco garotos me responderiam: eu quero ser muito inteligente! . E na verdade com o passar do tempo, levando em consideração as modificações que o meio provoca nas pessoas, ao continuar convivendo com esse mundo cheio de futilidades, quem sabe um deles continuaria convicto daquilo que disse.
Muito se fala em assistencialismo barato, programas sociais voluntários, e outros projetos que continuam cumprindo um papel importante, que é dever do governo. Se a mudança não começar agora, Continuarão pintando escolas meses antes das eleições, e deixando o que de mais importante existe, apodrecendo, que é a qualidade do ensino.
Se o ensino na escola é falho a décadas, presenciamos hoje a falta de educação também dentro das casas desses “infelizes” de anos atrás. A falta de estrutura familiar é um grande problema, basta imaginarmos um prédio com base fraca, cada andar (nova geração) que vai sendo construído em cima, enfraquece ainda mais esse prédio, até o momento em que tudo desmoronar, é isso que estamos vendo agora, toda uma sociedade prestes a vir ao chão, atingindo toda a vizinhança. Triste verdade.
Gabriel P. Thiesen