quinta-feira, 30 de julho de 2009

Essa luta também é sua

Muito bem... Quando agente pensa que já foi testemunha da maior das atrocidades, surge sempre uma nova, mais perversa e desumana. Esse vídeo que segue abaixo é o mais chocante que lembro de ter visto enquanto vivo!Ótimo, enquanto o trafico de drogas não matar o seu filho, ou o seu irmão, você vai continuar fazendo apologia... Ou você senhor policial, vai continuar fazendo sua vista grossa não é mesmo?

Simplesmente o que vocês verão agora é o corpo de um bebê, que fora roubado de seus pais, e usado para transportar drogas... Você quer saber como? Abriram-lhe a barriga, e retiraram seu órgãos para em seu lugar implantar papelotes contendo cocaína.

O que falta para as pessoas que consomem drogas é a consciência de que elas são responsáveis por isso também, bem como uma minoria que suja o nome da polícia ao fazer vista grossa, ou até comandar a venda. Quem financia o trafico, financia a violência!

Gabriel P. Thiesen

VÍDEO FORTE-se você é muito emotivo não recomendo que veja-.


terça-feira, 28 de julho de 2009

Não fique calado você também.


É isso que fizeram com nossos pais, e parece que estão fazendo com mais uma geração, VAMOS ACORDAR!!!!

Comentário sobre o filme/documentario "quanto vale o é por quilo?"



Após pensar muito sobre o filme “Quanto vale ou é por quilo?” tive a impressão de que definitivamente alguém fizera algo de útil, como o próprio diretor Sérgio Bianchi disse “é um filme para quem tem fome, um filme para quem tem fome de verdade”, e em outro comentário pontual usou a seguinte frase “a bondade é o melhor status que o ser humano pode comprar”, sim, comprar, é disso que trata esse filme que faz de maneira brilhante ficar aparente as semelhanças do século dezoito, com a escravidão e comércio dos escravos, tidos como coisas, com os tempos atuais, em que mudam logicamente as circunstâncias, mas continuam de certa forma na condição de coisas, produtos de um novo e rentável comércio.

Assistencialismo barato, e muita corrupção por traz disso. Diante de uma pobreza que parece nunca chegar ao fim, e que com passar do tempo se torna mais acentuada, o que vemos surgir não é uma solução, mas um “terceiro setor”, que tem como principal produto a miséria da massa. Na grande maioria das vezes o governo não cumpre seu papel, costumamos chamar isso de corrupção e para que o país não entre em total desgraça, surgem “ONG’s” e suas ações sociais.

O grande slogan é o trabalho voluntário e a doação, ou preencha a cota para negros na sua empresa... Acontece que como sempre por traz de boas intenções surgem sempre más intenções, em relação a isso o filme traz um dado importante, no qual cada criança de rua receberia 10 mil dólares por ano se a verba fosse devidamente aplicada. Mas, algumas empresas utilizam a filantropia para lavagem de dinheiro, projetos recebem superfaturamento, enfim tudo continua como está.

Repito, tudo continua como está! Ou seja, o crime continua crescendo; as drogas continuam se espalhando, e se espalhando também vão a fome, a sede, o analfabetismo, o desrespeito, a falta de estrutura familiar, o número de sem terras e tudo que de ruim acontece nesse país.

A senzala e a casa grande... A favela/presídio e o terceiro setor... É uma piada de mau gosto, que é contada faz muito tempo, mas como o que se busca hoje parece ser a manutenção desse regime para que se lucre com a miséria, é essa piada que vamos ouvir durante muito tempo.



Gabriel P. Thiesen

sexta-feira, 24 de julho de 2009

A comédia humana, Pg 177 e 178



Retirado do livro “A comédia humana”


William Saroyan.



Mrs. Macauley começou a falar mas não se voltou pára o menino.


-Você saberá por quê -disse ela.- Ninguém pode dizer-lhe. Cada homem o descobre à sua maneira. Se é triste, nobre ou tolamente, é por que o homem o fez assim. Se é ricamente triste e cheio de beleza, é que o próprio homem assim é, e não as coisas em redor dele. E é sempre assim, se é mau, ou feio, ou patético... é sempre o próprio homem, cada homem é o mundo. Cada homem é o mundo todo, que é o que ele deseja e que pode encher duma raça humana que ele pode amar, se amor ele tem, ou duma raça que pode odiar, se ódio ele tem. O mundo espera para ser feito por todo homem que o habita, e é arrumado cada manhã como uma cama ou uma casa onde as pessoas vivem... Sempre o mesmo, mas sempre diferente também


Por que chorei ontem quando vinha para casa?- Disse ele- Nunca me senti como me senti então. Não compreendo, E, depois que parei de chorar, por que não podia falar? Por que não havia nada que pudesse dizer... A você ou a mim mesmo?


Da varando Mrs. Macauley falou tão claramente, que da mesa o menino conseguia ouvir cada palavra com perfeição.


-Foi a piedade que o fez chorar- Disse ela- Piedade- Não por esta ou aquela pessoa que esta sofrendo, mas por todas as coisas... Pela própria natureza das coisas. A menos que um homem tenha piedade, ele é inumano e ainda não conseguiu ser verdadeiramente um homem, pois da piedade vem o bálsamo que cura. Só os homens bons choram. Se um homem não chorou diante da dor do mundo, ele é menos que o pó por onde anda, pois o pó nutre a semente, a raiz, o caule a folha e a flor, mas o espírito do homem sem piedade é estéril e nada pode produzir... Ou só produz orgulho que mais cedo ou mais tarde levará ao assassínio de uma ou de outra forma... O assassínio das coisas boas ou mesmo o assassínio de vidas humanas.


Mrs. Macauley voltou para perto de Homero.


Sempre haverá dor nas coisas- Disse Mrs. Macauley.- Mas não é por saber disso que um homem deve se desesperar. O homem bom procurará tirar a dor das coisas. O homem tolo nem mesmo a notará, a não ser em si próprio. E o homem mau aumentará a dor nas coisas e a espalhará por onde vá. Mas cada homem não tem culpa, pois o homem mau, não menos que o homem tolo e o homem bom, não pediu para vir aqui e não veio sozinho, do nada, e sim muitos mundos e muitas multidões. Os maus não sabem que são maus, e são portanto, inocentes. O homem mau deve ser perdoado todos os dias. Deve ser amado porque alguma coisa de nós está no pior homem do mundo e alguma coisa do pior homem do mundo está em nós. Ele é nosso e nós somos dele. Nenhum de nós é separado qualquer outro. A prece do camponês é minha prece, o crime do assassino é meu crime. Ontem a noite, você chorou porque começou a descobrir estas coisas.


Homero Macauley derramou o leite sobre a aveia da tigela e começou a tomar o seu café. Subitamente, sentiu que não havia mal em comer.



“A comédia humana é de 1942, em plena segunda guerra mundial. Se passa em Ítaca, cidade pacata da Califórnia. Uma sequência de quadros simples, ilustram a trajetória de Homero Macauley, estafeta (como o autor) da agencia telegráfica local. Perdera o pai, o irmão fora para a guerra e ele teve de procurar um emprego para ajudar a família. Srayan leva o leitor a se identificar com o drama de um jovem que de improviso de se tornara chefe de uma família dizimada pela guerra.”

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Brincar com os amigos, no sítio não tem preço.

Posso não ser um craque de futebol, talvez eu não seja um gato, um galã desses do cinema... Mas eu tenho aquilo que muitas dessas celebridades, Amigos, e um lugar onde eu me sinto bem de VERDADE...






Brincar de futebol com os amigos, no sítio... não tem preço.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

O Homem segundo Hobbes

Um grande amigo meu chamado Thomas Hobbes disse que o ser humano era perverso, vil, me disse que o Homem era mau, que o Homem era o lobo do Homem. Eu como brasileiro que sou, não aceitei isso...
Passei algum tempo pensando a respeito do que meu amigo Hobbes dissera, pensei em assassinos cruéis, ladrões, bandidos de toda espécie.
então busquei bons exemplos para equilibrar a balança e acabar de uma vez por todas com a teoria do meu amigo, os nomes não vinham, eu buscava de toda forma lembrar de pessoas boas, e não as aparentemente boas! Tudo bem- pensei eu- devo concordar com meu amigo.
O capitalismo é o modelo ideal para os Homens de Hobbes, seguindo a teoria: "sobreviva tentando ser melhor do que os outros, passando por cima dos outros... tentando exercer poder sobre os outros" aos ricos resta enriquecer, e aos pobres, empobrecer.
Agora... Assistam o vídeo que vem a seguir e tirem suas próprias conclusões.


Pelo menos ainda acontecem milagres.
Pelo menos temos criatividade.
Pelo menos ainda conseguimos rir de palhaçadas como essa.

Gabriel P. Thiesen

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Muitas dúvidas e poucas certezas.

Muitos de nos passamos a vida toda procurando achar a origem da vida, descobrir de onde viemos, descobrir para onde vamos, do que somos feitos, e esquecemos de pensar em quem somos nós. Particularmente eu posso dizer isso por que me aproximo de uma data muito importante da minha vida –meus dezoito anos- eu tendo a consciência das responsabilidades, parece que o mundo simplesmente caiu sobre mim, tudo se embaralhou, todos os pensamentos, tudo aquilo que eu acreditava se embaralhou.

Em meio a mil doutrinas que todos fazem questão de ensinar, ficou um pouco difícil formular a minha em meio a tantas contradições. “Guerra Santa” alguém me explica isso, por favor. Processo evolutivo, mas os caracteres adquiridos são ou não transmitidos? Arma serve para se defender? Deus criou o Homem do barro e a Mulher da costela do homem... capitalismo, socialismo, partidos de direita e esquerda, direita liberal, esquerda liberal, que coisa é essa? Bob Marley disse “A vida é uma alucinante aventura da qual jamais sairemos vivos” provavelmente estava sob efeito da maconha, mas disse uma grande verdade, para ilustrar isso lembremos do enigma da esfinge “O que é que anda com quatro patas depois com duas e depois com três?” somos nós pobres seres humanos mortais.

Batendo de novo na mesma “tecla” aqui estou eu, façamos da vida uma experiência agradável...

Gabriel P. Thiesen